Blog do site

Todo o mundo

O objetivo desse trabalho é descrever as experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente expressas pelas crianças em suas interações, brincadeiras e em suas múltiplas linguagens. Trata-se do relato de experiência de uma professora do grupo de crianças de dois a três anos em uma instituição de Educação Infantil, situada na grande São Paulo, que documentou falas, desenhos e cenas das crianças interagindo e brincando, analisando-as em parceria com uma especialista em cuidados na Educação Infantil, à luz de autores sócio-históricos e da Antropologia. Conclui-se que o processo de cuidado permeou todas as interações e brincadeiras, integrando diversos saberes.

Tags:

Comentários

     
    Todo o mundo

    Documentos e programas reiteram a necessária integração dos cuidados com saúde e educação da primeira infância.

    O objetivo deste estudo foi integrar as perspectivas de profissionais da saúde e da educação na análise de elementos facilitadores e/ou dificultadores do processo de construção do protagonismo da criança no cuidado de si e do outro. 

    Trata-se de um estudo observacional e de análise de vídeos, com foco nas cenas de cuidados com as crianças de cinco creches. Observar o protagonismo da criança no processo de cuidado mediado pelo professor e as brincadeiras de cuidado entre as crianças evidenciou-se como uma eficaz estratégia formativa e de ampliação do olhar de profissionais de campos complementares para integrar saúde e educação. 

    Comentários

       
      Todo o mundo

      Quando se fala em saúde e bem-estar na educação infantil, muitas pessoas tendem a pensar em cuidados médicos e de enfermagem voltados às crianças pequenas. Muito longe de uma visão sanitarista, o que esta edição propõe é pensar na educação infantil como um espaço gerador de saúde mental e física, de conforto e desenvolvimento pleno do ser humano desde a infância.


      https://loja.grupoa.com.br/bibliotecauniversitaria/patio-educacao-infantil-ano-ix-n262011-p993633

      Tags:
      [ Modificado: sábado, 19 set 2020, 09:00 ]

      Comentários

         
        Todo o mundo
        Quando a ciência ainda não entendia os germes, um médico húngaro descobriu e provou que lavar as mãos é essencial contra infecções – a história dele, porém, não teve final feliz.

        Clique aqui para ler a notícia completa

        Tags:

        Comentários

           
          Todo o mundo

          Comentários

             
            Imagem de Instituto Avisa Lá
            por Instituto Avisa Lá - sábado, 19 set 2020, 08:28
            Todo o mundo


            [ Modificado: sábado, 19 set 2020, 08:29 ]

            Comentários

               
              Todo o mundo


              [ Modificado: sábado, 19 set 2020, 08:26 ]

              Comentários

                 
                Imagem de Instituto Avisa Lá
                por Instituto Avisa Lá - sexta, 18 set 2020, 22:58
                Todo o mundo


                Clique na imagem para ler o artigo

                Comentários