Blog do site

Todo o mundo


[ Modificado: sábado, 19 set 2020, 12:01 ]
 
Todo o mundo

O objetivo desse trabalho é descrever as experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente expressas pelas crianças em suas interações, brincadeiras e em suas múltiplas linguagens. Trata-se do relato de experiência de uma professora do grupo de crianças de dois a três anos em uma instituição de Educação Infantil, situada na grande São Paulo, que documentou falas, desenhos e cenas das crianças interagindo e brincando, analisando-as em parceria com uma especialista em cuidados na Educação Infantil, à luz de autores sócio-históricos e da Antropologia. Conclui-se que o processo de cuidado permeou todas as interações e brincadeiras, integrando diversos saberes.

Tags:
 
Todo o mundo

Documentos e programas reiteram a necessária integração dos cuidados com saúde e educação da primeira infância.

O objetivo deste estudo foi integrar as perspectivas de profissionais da saúde e da educação na análise de elementos facilitadores e/ou dificultadores do processo de construção do protagonismo da criança no cuidado de si e do outro. 

Trata-se de um estudo observacional e de análise de vídeos, com foco nas cenas de cuidados com as crianças de cinco creches. Observar o protagonismo da criança no processo de cuidado mediado pelo professor e as brincadeiras de cuidado entre as crianças evidenciou-se como uma eficaz estratégia formativa e de ampliação do olhar de profissionais de campos complementares para integrar saúde e educação. 

 
Todo o mundo

Quando se fala em saúde e bem-estar na educação infantil, muitas pessoas tendem a pensar em cuidados médicos e de enfermagem voltados às crianças pequenas. Muito longe de uma visão sanitarista, o que esta edição propõe é pensar na educação infantil como um espaço gerador de saúde mental e física, de conforto e desenvolvimento pleno do ser humano desde a infância.


https://loja.grupoa.com.br/bibliotecauniversitaria/patio-educacao-infantil-ano-ix-n262011-p993633

Tags:
[ Modificado: sábado, 19 set 2020, 09:00 ]
 
Todo o mundo

A alimentação não é a simples satisfação de uma necessidade nutricional e biológica, representa um meio de expressão cultural permeado por convenções que transmitem mensagens e em que imperam o bom comportamento . O compartilhamento de refeições também é fonte de prazer, e possui papel significativo na construção e solidificação de relações sociais. No âmbito da alimentação, é importante considerar não somente o tipo de alimento consumido, a quantidade ou a maneira como é preparado, mas deve-se atribuir igual relevância às circunstâncias do consumo. Os objetos utilizados, sua disposição à mesa, a forma de manipulação, ordem de uso, entre outros protocolos, refletem simbologias herdadas ao longo dos séculos e moldam o contato do comensal com o alimento. O presente artigo propõe que o interagir contextual com os utensílios empregados na alimentação consolida progressivamente certos hábitos e colabora na construção identitária, na medida em que variações na cultura material resultam em formas distintas de se lidar com o alimento.

Utiliza-se uma aproximação do ponto de partida europeu, por sua vasta influência no Brasil e no mundo em decorrência dos modos e produtos difundidos no período de expansão marítima e colonização. Além de uma análise da evolução e diversificação dos aparatos utilizados nas refeições, e o intrínseco desenvolvimento das regras de etiqueta, segue-se uma breve exposição das influências de tais costumes na mesa do brasileiro.

[ Modificado: quarta, 13 jan 2021, 14:12 ]
 
Todo o mundo
Quando a ciência ainda não entendia os germes, um médico húngaro descobriu e provou que lavar as mãos é essencial contra infecções – a história dele, porém, não teve final feliz.

Clique aqui para ler a notícia completa

Tags:
 
Imagem de Instituto Avisa Lá
por Instituto Avisa Lá - sábado, 19 set 2020, 08:28
 
Todo o mundo


[ Modificado: sábado, 19 set 2020, 08:26 ]
 
Imagem de Instituto Avisa Lá
por Instituto Avisa Lá - sexta, 18 set 2020, 22:58